Tomate Listrado

Tomate Listrado

Santiago-Chile

Com mais de 5 milhões de habitantes, Santiago é hoje é uma das cidades mais famosas do mundo quando o assunto é turismo, principalmente, para nós brasileiros. Dividida entre Comunas e Barrios, a Santiago está localizado na Região Metropolitana de Santiago, a atual capital do Chile. Confesso que no começo não sabia o que fazer em Santiago, achei que seria apenas mais uma cidade grande, mas estava muito enganada. Santiago fica bem no coração de uma região muito rica, muito próxima às Cordilheiras dos Andes, grandes vinícolas, estações de ski, parques e belezas naturais inigualáveis.

O Chile é um país que não exige visto para brasileiros, por isso, apesar de eu sempre usar passaporte, dessa vez eu viajei para Santiago apenas com identidade. Nunca tinha feito isso e resolvi testar. Foi super tranquilo. Mas lembre-de que a sua identidade deve ter menos de 10 anos de emissão e identidade militar não é válida para viagens internacionais. Nesse caso, você precisará de passaporte.

Chegar em Santiago é bem simples com um voo direto de 4 horas eu estava na capital Chilena (se você for de manhã sente do lado esquerdo na janela, a vista é de cair o queixo). Acho que, inclusive, esse é um dos trechos mais em conta para viajar na América Latina que tenho visto ultimamente. Eu vira e mexe encontro ida e volta no site da Multiplus por 10.000 mil milhas o trecho.

As cias aéreas que voam do Brasil para Santiago são Gol, Latam, Aerolineas Argentinas e a low cost Sky Airlines. E, sei que existem voos diretos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro. A moeda oficial do Chile é o peso chileno. A cotação de agosto de 2022 estava flutuando entre 170 e 175 pesos a cada 1 real.

Para trocar dinheiro, sugiro que você vá até a Calle Agustinas no centro de Santiago. É lá que tem as melhores cotações e eu sugiro a JM Cambio e a Laser. As duas são de confiança e nunca tiveram casos de notas falsas! Caso seja final de semana, você encontra Casas de Câmbio no Shopping Parque Arauco e no Costanera. Dica: não troque no aeroporto e nem traga pesos do Brasil, só se for algo muito urgente! A cotação é muito inferior do que das Augustinas.

Espanhol é o idioma oficial no Chile, mas confesso que até agora o Chile foi o país que achei o espanhol mais enrolado (risos). Por isso, mesmo eu falando um portunhol bem enrolado, eu quase que falei português o tempo inteiro. Todos me entendiam e falavam espanhol devagar para facilitar a comunicação! Não tive nenhum problema e nem precisei apelar para o inglês.

O melhor jeito de se locomover em Santiago é de metrô, é algo bem fácil. A cidade tem o melhor sistema de metrô da América Latina, são mais de 120 estações de metrô. Ao todo, são 7 linhas de metrô mas a linha vermelha te leva para quase todos os pontos turísticos da cidade. Você inclusive pode ir até a famosa vinícola Concha y Toro de metrô é só pegar a linha 4A.